Ministério do Turismo lança campanha “Turistando nos Parques do Brasil”

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, fez no dia 12/10,  uma live de lançamento da campanha “Turistando nos Parques”, com a presença de influenciadoras digitais especializadas em turismo. O grupo apresentará aos internautas os vídeos promocionais de incentivo à visitação turística nos parques nacionais do Brasil – os dois primeiros episódios exibem as belezas naturais, atrativos e serviços nos parques nacionais do Itatiaia (RJ) e da Chapada dos Veadeiros (GO).

No encontro com as blogueiras Lívia Lopes (@liviajando), de Brasília, e Vivian Telles (www.viviantelles.com.br), do Rio de Janeiro, o ministro debateu sobre a importância da estruturação dos atrativos naturais para os mercados doméstico e internacional, além de ouvir os detalhes das experiências vividas pelas digital influencers no Parque Nacional do Itatiaia. A brasiliense Lívia Lopes visitou o Itatiaia (RJ) acompanhada pela colega carioca, Vivian Telles, e, juntas, transmitiram o passeio turístico feito dentro do parque pelos perfis do Instagram. “Quanto mais se conhece, mais se deseja preservar, e a visitação turística é uma das melhoras formas de conhecimento”, diz Lívia Lopes.

“Os turistas estão buscando cada vez mais experiências únicas em harmonia com a natureza. Além de ajudar a preservar o patrimônio natural, a atividade turística cria postos de trabalho e movimenta a economia no entorno dos parques. Essa é a vocação do turismo: emprego, renda e preservação”, disse o ministro. Os números do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) indicam que, no ano passado, as unidades de conservação nacionais receberam 12,4 milhões de visitantes, contra 10,7 milhões no ano anterior. O aumento, em apenas um ano, foi de 1,7 milhões de visitantes.

Localizado em área que compreende os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, o parque nacional do Itatiaia é internacionalmente conhecido pelo pico das Agulhas Negras, entre outros atrativos turísticos naturais e de montanhismo. A unidade de conservação é acessada, atualmente, pela cidade de Itatiaia/RJ (parte baixa) e pelo município de Itamonte/MG (parte alta). Um terceiro acesso deverá ser aberto em Mauá (RJ). Os dois lados são interligados por trilhas que dão acesso a atrativos como mirantes e cachoeiras. Cerca de R$ 17 milhões serão aplicados no parque por meio de contrato de concessão de serviços de apoio ao turista, com o objetivo de melhorar a recepção dos visitantes.

EPISÓDIO NA CHAPADA DOS VEADEIROS – No segundo vídeo promocional da campanha do Ministério do Turismo, a paulista Luísa Guanabara (@dicasdeviagem) foi recebida no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros por Tatiana Martins (@viajoporisso), de Brasília. As duas interagiram conhecendo as trilhas, cânions e cachoeiras da unidade de conservação do Cerrado, que é reconhecida pela Unesco como Patrimônio Natural Mundial. O parque também teve os serviços de apoio ao visitante concedidos à iniciativa privada e deve receber investimentos de R$ 14 milhões para melhoria da infraestrutura.

 

Fonte: Turismo.gov.br